Como divulgar novidades, projetos e eventos?

Como divulgar novidades, projetos e eventos?

Saiba o que, como e quando conversar com os seus contatos!

            A instituição que você faz parte realiza inúmeras atividades diariamente, mas elas nem sempre chegam à comunidade e pessoas de interesse, como imprensa e apoiadores em potencial, por exemplo. Acertamos? Sabemos que sim!

            Por isso, neste segundo passo para conquistar uma comunicação eficiente, vamos começar a dar ainda mais sentido à lista de contatos, que construímos juntos há alguns dias. Chegou a hora de pensar em estratégias para divulgar as novidades, projetos e eventos da sua instituição, pensando em o que falar, como divulgar e quem deve receber. Chame sua equipe e vem com a gente!

O que devemos divulgar?

Reflita sobre tudo o que sua instituição realiza e o que vai causar mais impacto na comunidade. Pode ser um evento, uma apresentação, uma atividade e até curiosidades – será que as pessoas sabem quantas assistidosa instituição atende diariamente? Pense e liste alguns temas.

Que formato utilizar?

Aqui é importante saber com quem você está falando e quais informações são importantes para cada caso. Por exemplo, para falar com a imprensa, o mais legal é você criar um texto lembrando de adicionar um título interessante. Para as redes sociais, o que chama a atenção é uma foto ou imagem que tenha a ver com a proposta, seguida de um pequeno texto, contendo as informações essenciais.

Como produzir?

Seja um texto pequeno ou um pouco maior, ofereça as informações completas. No universo da comunicação, chamamos estas informações essenciais de Lide, que se resume em 6 perguntas:

- O que?

- Quem?

- Quando?

- Como?

- Onde?

- Por quê?

Ao escrever o texto, responda a estas perguntas – em alguns casos, nem todas são necessárias. E pronto. Um texto completo que vai aguçar a curiosidade dos leitores.

Onde divulgar

O texto maior, sua instituição pode direcionar para a imprensa e contatos mais importantes e direcionar por e-mail, utilizando a lista que preparamos no artigo anterior. Após o envio, vale ligar para estes contatos e confirmar o recebimento do e-mail. Caso a notícia seja referente a um evento ou apresentação, você também pode confirmar a presença.

Já o texto menor, junto à foto ou imagem, tenha a liberdade de enviar por mais meios, como o WhatsApp, o Facebook e o Instagram e grupos. Em breve, vamos falar sobre o poder destes canais e como tirar o melhor resultado de cada um deles.

Com que frequência divulgar?

Para finalizar, pense em períodos para enviar estes conteúdos. É importante estabelecer um ritmo: nem muito conteúdo, para não confundir, nem pouco conteúdo, dando a impressão de abandono. Uma boa dica é enviar novidades pelo menos uma vez por semana e, no máximo uma vez por dia.

Tem mais dicas de divulgação? Compartilhe com a gente no nosso grupo, o Partilhar.Com. Embora estas dicas sejam um bom começo, não se prenda a regras e deixe a criatividade fluir. Quem sabe um vídeo, um evento no Facebook ou uma conversa... Tudo pode compor um relacionamento com a comunidade e possibilitar cada vez mais oportunidades.

Continue nos acompanhando aqui no blog, no Facebook e também no Instagram e no Linkedin. Em breve, será a vez da terceira etapa desta construção. Fique de olho nos próximos temas!

  • Elaborando um site funcional e atrativo;
  • Como fazer a gestão de redes sociais.