Como vrios perfis podem transformar uma cooperativa

Como vários perfis podem transformar uma cooperativa

Um imigrante e uma educadora compõem uma equipe multicultural que revoluciona uma cooperativa de reciclagem. Conheça a 3ª parte da história da Yougreen.

Através dos nossos exemplos de voluntariado e até mesmo pela atuação sólida da Credicitrus e da Coopercitrus, mantenedoras da Ação Social Cooperada, conseguimos perceber como é importante ter diversos perfis, habilidades e conhecimentos para construir algo grande e capaz de promover a igualdade social em todas as esferas.

Mas, aproveitando nossa visita à Yougreen, que é parceira da Ação Social Cooperada desde de 2012 por meio do Programas de Parcerias e Sustentabilidades, decidimos contar a história de dois colaboradores da cooperativa de reciclagem que, embora trabalhem no mesmo espaço, têm perfis totalmente diferentes, mas fazem a diferença no dia a dia da organização e também, na vida de outras pessoas. Conheça o Dimbumba e a Angélica.

Uma família

Dimbumba Mafuta Frange, 27 anos é imigrante. Nasceu e cresceu no Congo, África, e há 3 anos, mora no Brasil.

“Vim para o Brasil sozinho, por incentivo da minha mãe, que gosta muito do país e do Pelé, o jogador de futebol. A Yougren é o único lugar que eu trabalhei no Brasil. Cheguei aqui e, 3 meses depois, um amigo que morava comigo na Casa dos Imigrantes falou da empresa. Eu fiz o teste e fui empregado”.

Dimbumba entrou igual a todos os funcionários: como cooperado.

“Comecei como separador na esteira, passei para a logística interna, depois para a logística reversa de eletrônicos. Hoje, sou facilitador de operação, sou a conexão entre a operação e os diretores”.

A Yougreen busca associar à sua equipe os grupos de pessoas que mais precisam de ascensão social: imigrantes, jovens, idosos, mulheres e homens trans. Isso porque a cooperativa acredita que a sustentabilidade deve alcançar todos os espaços para garantir a dignidade e a existência humana.

Dimbumba afirma que, por conta desta oportunidade ele conseguiu se estabilizar no país e ama o seu trabalho.

“Tenho o sentimento de casa, aqui trabalhamos como uma família e, por sermos uma cooperativa, a opinião de todos é considerada e todos são muito respeitados. Minha vida mudou completamente, especialmente na parte profissional. Eu adquiri conhecimentos que eu não tinha, fiz curso para a área administrativa, agora estou aprofundando na parte cooperativa, para melhorar cada vez mais”.

De pessoas para pessoas

Já Angélica Bonfim, 36 anos, é uma das funcionárias mais recentes da Yougreen. Ela é formada na área de Educação, se especializou na área de Recursos Humanos e, há 3 meses, está como diretora social da cooperativa.

“Conheci Yougreen através de um amigo em comum, que me contou que tinha uma vaga de recursos humanos lá. Ele me indicou e o Roger chegou até mim”.

Além das demais funções que a Angélica executa na organização, ela também é responsável por motivar e manter toda a equipe integrada.

“O diferencial da Yougreen é a gestão bastante moderna e muito participativa, onde tudo o que a gente fala é ouvido e colocado em prática”.

Este modelo organizacional, embora pareça moderno, é antigo, como contamos no artigo anterior. Apesar disso, é uma excelente alterativa de transformar a vida na comunidade, já que possibilita a igualdade, o que gera o crescimento mútuo entre todos os colaboradores.

“Ela mudou minha vida porque vai de encontro a tudo o que eu acredito. Dar às pessoas uma melhor qualidade de vida. Na minha visão, cada indivíduo é único e a relação entre vida e trabalho precisa ser cada vez mais harmoniosa, deixando a vida mais feliz, o que reflete em mais performance à organização também”.

Exemplos de iniciativas das organizações do terceiro setor oferecem perspectivas às carências de pessoas e também novas soluções para comunidades, promovendo uma sociedade mais justa e feliz. E você pode contribuir com esta realidade em apenas um passo: incentive uma instituição da sua cidade a se tornar parceira da Ação Social Cooperada. Basta clicar aqui e se cadastrar!