Educandrio de Bebedouro inaugura usina fotovoltaica apoiada pela Ao Social

Educandário de Bebedouro inaugura usina fotovoltaica apoiada pela Ação Social

Iniciativa, apoiada também pela Coperfam, produz quase 38% da energia da instituição.

Foi realizada na manhã de quinta-feira (27/06), a inauguração da usina de energia fotovoltaica do Educandário Santo Antônio, em Bebedouro, SP; junto à equipe da instituição e representantes da Credicitrus, Coopercitrus e Coperfam.

O projeto é um dos 10 apoiados durante o Programa de Parcerias 2018 da Ação Social Cooperada, e possui 44 placas fotovoltaicas instaladas, totalizando 88 metros quadrados nos telhados da instituição. A usina produz quase 38% da capacidade de energia, o que gera, mensalmente, economia de quase R$5 mil e ainda reduz drasticamente a emissão de gás carbônico no meio ambiente, o que já representa a preservação de 45 árvores.

“A Ação Social Cooperada está realizando um dos nossos grandes sonhos de sustentabilidade: nossa usina de microgeração fotovoltaica. Desde 2006 a Ação Social já apoiou e financiou projetos em todas as áreas em que nós atuamos: arte, esporte, música, educação, acessibilidade, manutenção e conservação das nossas estruturas e equipamentos. É graças a iniciativas como esta que conseguimos manter nosso trabalho, que é pautado na ajuda aos mais carentes. Todos os projetos são direcionados aos nossos atendidos: os educandos e suas famílias, impactando diretamente em suas vidas, possibilitando uma melhor formação educacional e social para que eles se tornem protagonistas de suas histórias e ajudem a melhorar o meio social onde vivem”, agradece a presidente do Educandário, Márcia Iquegami.

A presidente afirma que este é um sonho de sustentabilidade realizado. 

A instituição atende 275 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental durante período integral, com aulas regulares em um período e oficinas no contra turno escolar. A instituição já possui em sua essência, a característica sustentável, que é transmitida diariamente aos educandos.

O desejo da presidente da instituição, junto à equipe educacional é investir o valor poupado com a produção de energia, na ampliação do sistema fotovoltaico até que ele chegue a 100% de produção de energia. Diego Branco, coordenador de Energia Fotovoltaica na Coopercitrus, explica o funcionamento deste projeto: “Assim como as outras usinas inauguradas, esta proporciona economia imediata, desde o momento em que foi instalada. Esta é uma usina de maior potência, são quase 50 kw/hora gerados por dia. Acredito que, em 2 anos, o Educandário terá possibilidade de ampliar a usina até sua totalidade”.

Este projeto também conta com mais uma parceira especial: a Coperfam - Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar, que destinou uma parcela da receita obtida com a bonificação concedida pela certificação Fair Trade sobre a produção de suco de laranja para este e outros projetos do terceiro setor. Para isso, buscou a assessoria da Ação Social Cooperada, que a auxiliou na seleção de entidades com reconhecida utilidade pública situadas em municípios nos quais seus cooperados têm propriedades, como Bebedouro.

“Esta união entre a Credicitrus, a Coopercitrus e a Coperfam tem sido muito gratificante. Participamos dos processos, visitamos as instituições para as quais a gente contribuiu e vemos como é importante estar próximo da comunidade”, afirma o diretor de Administração da Coperfam, Celso Marciano da Silva Filho

Até o final de 2019 outras 9 instituições terão suas usinas fotovoltaicas instaladas e inauguradas o que vai totalizar, 23 projetos de sustentabilidade e geração de energia renovável apoiados pela Ação Social Cooperada em 14 municípios dos Estados de São Paulo e Triângulo Mineiro.

Este é um importante passo para cada uma destas instituições pois, em um primeiro momento, vai gerar economia. Mas, se analisarmos mais profundamente, tomar a atitude de ser inovador inclusive na forma de produzir energia, proporciona também sustentabilidade ambiental e social, além de ser uma grande inspiração para a comunidade.

Pequenas ideias, quando apoiadas, podem se transformar em grandes (e positivos) impactos sociais. Leve ideias, incentivo e possibilidades a uma instituição da sua cidade e conte com a gente para fazer acontecer. Clicando aqui, cadastre sua instituição e dê o primeiro passo para torna-se nossa parceria. Um pequeno passo rumo a um grande objetivo.