Idosos bem alimentados

Idosos bem alimentados

Uma das mais originais instituições sociais do mundo dedicadas a prestar assistência aos idosos é a “Meals on Wheels” ou, em português, “Refeições Sobre Rodas”. Foi criada em 1943 no condado de Hertfordshire, no sul da Inglaterra, e está presente em outros quatro países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Estados Unidos e Irlanda). Foi nos Estados Unidos, aonde chegou em 1954, que adquiriu maior expressão e hoje tem nada menos de 5 mil filiais operando de acordo com o mesmo modelo, contando com uma central instalada em Arlington, na Virginia.

Seu objetivo é proporcionar refeições saudáveis aos idosos, particularmente os mais carentes, que nada pagam por isso e recebem os pratos em casa ou nos lares assistenciais em que vivem. Porém, o mesmo tipo de alimentação também é fornecido a quem pode pagar, e, nesse caso, o preço cobrado varia em função da capacidade aquisitiva de cada um.

Muitos idosos ricos, mas sem família, utilizam esse serviço pagando o preço máximo. Desse modo, a rede custeia boa parte de suas despesas. O restante vem de doações. E, embora cada unidade mantenha um pequeno staff profissional, o trabalho é executado predominantemente por voluntários, que atuam em duas frentes: no preparo das refeições, seguindo rigorosos padrões de higiene e qualidade; e na entrega destas em domicílio (daí a designação “sobre rodas”), normalmente acompanhada de um abraço do(a) voluntário(a), proporcionando calor humano ao idoso, em especial o que vive isolado.

Para receber as refeições regularmente, o idoso deve cadastrar-se e, nessa ocasião, indica se tem alguma restrição alimentar, em função de doenças como diabetes, por exemplo, ou se tem alguma preferência especial. Cada idoso tem direito a receber refeições sete dias por semana, 365 dias por ano.

Para conhecer com mais detalhes esse serviço, visite o site da instituição nos Estados Unidos (em inglês).