O Poder da Msica: conhea a

O Poder da Música: conheça a "Perciclando", do Projeto Guri de Marília, SP

Durante os 12 anos apoiando instituições do terceiro setor nos mais variados segmentos, a Ação Social Cooperada teve o prazer de participar da implantação de vários projetos, também muito diversificados.

Uma das instituições apoiadas pela Credicitrus e Coopercitrus através da Ação Social Cooperada é o Projeto Guri, no Polo Regional de Marília, cidade paulista onde estão situadas a AMEI e a Amor de Mãe, instituições que também já tiveram apoio em seus projetos.

 

Conheça mais sobre a AMEI na matéria “O Esporte Como Ferramenta de Transformação Social Na Amei” e a Amor de Mãe em nossas galerias.

 

                O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural nacional. Ele oferece à crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de todo o Estado de São Paulo, cursos de iniciação musical, canto coral, luteria, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, sopros, percussão, teclado, entre outros.

Na edição de 2017 do Programa de Parcerias, o Projeto Guri de Marília, que atende 563 usuários, recebeu o apoio da Ação Social Cooperada no projeto “Perciclando -  Uma Batucada Sustentável”. O projeto, focado em sustentabilidade, solicitou apoio para a compra de um Datashow, uma mesa de som, pratos, baquetas especiais e materiais recicláveis para a confecção de instrumentos musicais, com o objetivo de melhorar a qualidade musical e performance dos alunos durante as aulas e nas apresentações.

O projeto “Perciclando” é uma grande conquista do Projeto Guri, pois trate-se de uma banda composta por ex-alunos do projeto, que usam materiais recicláveis para a produção de instrumentos musicais, como garrafas, baldes e tubos de PVC.  

(Alunos do Projeto Guri durante aula)

O grupo de percussão com 12 integrantes surgiu em 2013, sob a coordenação do educador Jorge Rafael do Nascimento, e em 2014 foi vencedor do quadro “Se vira nos 30” do programa Domingão do Faustão. No mesmo ano, o “Perciclando” participou do 1º Miss Reciclagem de Maracaí, evento com profissionais da coleta seletiva em estrutura sustentável na região de Marília.

Confira o vídeo do Projeto Guri no Programa do Faustão

O Projeto Guri encontrou na música uma maneira diversificada de mostrar novas possibilidades a crianças e jovens, capacitando-os através da música e de maneiras inusitadas, como o uso de materiais recicláveis. Durante os 12 anos de trajetória da Ação Social Cooperada, tivemos a oportunidade de apoiar grandes projetos que alavancaram grandes e bons resultados para as instituições.

Marília é um grande exemplo, com seus vários campeões na música e também no esporte. Ferramentas que se distinguem, usadas para um mesmo bem: transformar o mundo.