Os 4 conceitos de sustentabilidade e seus impactos

Os 4 conceitos de sustentabilidade e seus impactos

Em quatro passos é possível chegar ao equilíbrio.

Preservar o meio ambiente é só o primeiro deles.

            Afinal, o que é sustentabilidade? O primeiro pensamento que nos vem à mente é a preservação do meio ambiente, mas o conceito abrange outros aspectos e todos chegam ao mesmo objetivo: o desenvolvimento humano. Entender e aderir a estes conceitos é uma característica que naturalmente habita o DNA das instituições do terceiro setor, que possibilitam o acesso de determinados grupos ao pleno convívio social.

            Neste artigo, vamos refletir sobre os tipos de sustentabilidade, que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e como elas são possíveis de serem colocadas em prática.

Sustentabilidade Ambiental

            A palavra sustentável provém do latim sustentare e significa apoiar, conservar e cuidar. Em resumo, são as maneiras com que devemos agir em relação ao mundo e à sociedade. O centro delas é a Sustentabilidade Ambiental, que influencia diretamente nossa existência, já que nossa vida e nosso sustento vêm da natureza. Proteger o meio ambiente e usar de forma consciente os recursos naturais garante o equilíbrio do planeta e satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações.

            Pensar, agir e viver sob novas diretrizes de conservação ambiental, embora pareça distante de nossa realidade, já é prática em diversas instituições apoiadas pela Credicitrus e Coopercitrus por meio da Ação Social Cooperada. A Fundação Toque, por exemplo, já produz parte do seu próprio alimento e produtos de limpeza, trata o seu próprio esgoto, capta água da chuva e produz sua energia; para o atendimento de mais de 60 pessoas com deficiência intelectual e múltipla da cidade de Araraquara, SP. A instituição pretende tornar-se autossustentável, ou seja, suprir toda a sua demanda em todos os sentidos, em até 10 anos. Os atendidos crescem e desenvolvem-se sob uma nova concepção de comunidade, rica em qualidade de vida e com inserção social garantida.

 

Sustentabilidade Social

            Falando em inclusão, temos a Sustentabilidade Social, que diz respeito ao conjunto de ações que devem diminuir as desigualdades, ampliar os direitos e garantir o acesso aos serviços, sobretudo, Educação e Saúde. Negar estes itens essenciais retira a humanidade do indivíduo e o impossibilita de fazer parte da evolução, de crescer e de ter seus próprios desejos e metas. Pessoas com deficiência física, intelectual ou múltipla são as mais atingidas pela ausência da sustentabilidade social, pois os hábitos de convivência geralmente não se aplicam a elas. Na luta constante para mudar esta realidade está a Associação de Pais dos Excepcionais (APAE) de Garça, SP, que mobiliza diariamente uma equipe multidisciplinar para empoderar a pessoa com deficiência a sonhar e ultrapassar as barreiras impostas. Prova deste êxito foi uma apresentação surpresa durante o expediente da Credicitrus do Município. O grupo de fanfarra da APAE apresentou-se com os instrumentos conquistados pelo apoio da Ação Social Cooperada e emocionou os colaboradores do Ponto de Atendimento e o pessoal que passava por lá naquele momento. Viu como pequenas ações transformam?

Sustentabilidade Cultural

            A transformação vem também da cultura. Respeitar as características de um grupo e estar aberto a prestigiar as manifestações artísticas também é uma medida sustentável, pois, oferece os alicerces certos para a construção do futuro. O Grupo Ato de Bauru, SP, colocou abaixo o palco do teatro e fez com que artista e público se nivelassem.  O projeto reúne representantes da educação e do atendimento social para a produção de peças a serem apresentadas para a comunidade. De acordo com o grupo, esta aproximação com o público confirma que a arte amplia a consciência humana. Nesta mesma linha, está o Perciclando – Uma Batucada Sustentável, do Projeto Guri de Marília, SP, que produz seus próprios instrumentos a base de materiais recicláveis. Com o dom apurado dos integrantes e o apoio da Ação Social Cooperada, a ação tem conquistado fãs por onde passa, tamanha é a qualidade da batucada produzida.

Sustentabilidade Econômica

            Por fim, a Sustentabilidade Econômica, consiste em produzir e dividir as riquezas geradas de forma justa e igualitária. Sabemos que parte da população não tem acesso à renda necessária para sua sobrevivência e nossa tarefa é pensar em estratégias para mudar esta realidade. Algumas instituições, além de desenvolver seu trabalho interno, possibilitam a geração de renda aos seus atendidos de forma externa. A A Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região, SP, complementa sua renda mensal com a confecção de pães, roscas e biscoitos artesanais, vendidos à comunidade através das redes sociais. O projeto existe há 10 anos e desde que foi reformulado, há alguns anos, vem gerando cerca de R$7 mil por mês, aumentando a oferta de serviços aos atendidos com câncer e oferecendo formação profissional e trabalho aos voluntários.

            Os 4 conceitos de sustentabilidade colaboram para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e também para a evolução de pequenas comunidades. Os projetos das instituições apresentadas nasceram de necessidades individuais, mas que refletem um todo. Se pensarmos assim de forma mais frequente, os impactos causados ao meio ambiente, às manifestações culturais, à economia e à sociedade, serão cada vez mais notórios. O que precisamos é começar. E lhe oferecemos um caminho: O Programa de Parcerias 2019 da Ação Social Cooperada está aberto! Até 31 de dezembro, receberemos inscrições para projetos Educacionais ou Sócio Educacionais, de 02 de Janeiro até 28 de fevereiro projetos de âmbito Cultural e Assistencial e de 01 de Março até 31 de Março projetos de Geração de Renda e Energia, e Desenvolvimento Sustentável. Se sua instituição possui um projeto nestes âmbitos, não deixe de participar. Admiramos e apoiamos boas ideias, pois sabemos que uma aparentemente pequena ou pouco abrangente, pode mudar futuros. Comece já!