Pessoas, planeta e prosperidade: Conhea os objetivos sustentveis da ONU

Pessoas, planeta e prosperidade: Conheça os objetivos sustentáveis da ONU

Eles são a base para o desenvolvimento do terceiro setor. Conheça!

Um mundo melhor para todos é possível a partir de atitudes coletivas e com metas muito bem definidas: A Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a Agenda 2030 para nos direcionar nas ações para erradicar a pobreza, as injustiças e a extinção ambiental, garantindo vida e igualdade para todas as pessoas.

Disponível no site, a ONU definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que podem e devem ser praticados pelos governos, pelas instituições e até mesmo por nós, em nossa individualidade.

Em um primeiro momento, as metas podem até parecer grandes demais para serem conquistadas, mas temos uma notícia: tem gente que já está colocando esses itens em prática e temos o orgulho de dizer que elas fazem parte da rede de parcerias do Instituto Credicitrus e da Fundação Coopercitrus Credicitrus, através da Ação Social Cooperada.

Vamos conhecer algumas delas?

Fome zero e agricultura sustentável

A alimentação é um dos direitos essenciais de todo o ser humano e, com boas ideias, pode fazer muito mais do que nutrir. Este objetivo está focado em vencer a fome, a desnutrição e propor formas inteligentes e de pouco impacto, para se produzir bons alimentos ao alcance de todos.

Algumas instituições apoiadas transformam simples hortas em meios de alimentar seus atendidos, a comunidade e também de gerar renda. Um exemplo disso é a APAE de Barretos, que nos enviou um depoimento emocionante do projeto com nome bem sugestivo: Mãos na Terra.

Durante as atividades, os alunos aprendem a tratar bem a terra e a cultivar verduras e legumes de forma orgânica, desde o plantio, até os tratos e colheita. Com esse trabalho, toda instituição e familiares dos alunos são favorecidos com o consumo dos produtos.

Saúde e bem-estar

Muito mais do que cuidar de problemas pontuais e emergenciais, a saúde e o bem-estar passam pela prevenção e pelo acesso à saúde. As metas da ONU focam em reduzir taxas de mortalidade, erradicar doenças e promover um serviço de saúde próximo de todos, com a presença de especialidades médicas ao alcance de grupos específicos.

Nosso parceiro, o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência, o conhecido Centrinho, localizado na Unesp de Araçatuba, SP, faz um trabalho importante junto às pessoas com deficiência, oferecendo saúde bucal e atendimento assistencial especializado a todo o Brasil, desde os primeiros meses de vida.

Uma ideia específica, que ganhou amplitude imensurável e impactam hoje a saúde e a qualidade de vida de tanta gente!

Energia limpa e acessível

A Agenda 2030 incentiva e assegura o acesso confiável, sustentável e moderno de outras formas de produzir energia, sempre possibilitando preço justo e acessível para todos.

A Ação Social Cooperada foi pioneira ao oferecer essa oportunidade às instituições sociais parcerias. Só em 2019, 10 projetos foram apoiados através da geração de energia fotovoltaica, e esse projeto continua!

O Asilo de Guaíra, foi uma das instituições beneficiadas. Ele  ampliou sua produção própria de energia para 70% da capacidade, garantindo economia e sustentabilidade para a instituição, revertendo em mais bem estar para os idosos!

Trabalho decente e crescimento econômico

Para existir trabalho decente e ao alcance de todos é necessário pensar na dinâmica dos negócios e empreendimentos. A ONU propõe o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, com emprego pleno e produtivo.

Diversas instituições apoiadas pelo Instituto Credicitrus e pela Fundação Coopercitrus aderiram a esse movimento por meio de empreendimentos sociais. Propostas de negócios que geram emprego aos atendidos, proporcionam experiência e partilha de conhecimento e garantem renda para equilibrar os custos da instituição.

Essa modalidade, além de ser economicamente sustentável, promove autonomia para quem adere. Nas instituições de São Manuel o empreendimento social é uma constante que virou referência para várias outras instituições apoiadas. No link, você conhece um pouco mais dessa história!

Esses são alguns dos exemplos que comprovam que um futuro sustentável e possível para toda a sociedade.

Se você contribui de alguma forma em uma instituição, aprofunde-se nas metas sustentáveis da ONU e veja qual (ou quais) se encaixam na realidade da sua causa. Muito pode se fazer com boas ideias. Podemos te apoiar nisso!