Por que partilhar informaes  to importante?

Por que partilhar informações é tão importante?

Você compartilha o que aprende? Saiba como este ato pode fazer a diferença.

            Comunicar. O verbo, que tem origem no latim, significa informar, notificar, transmitir. E esta palavra, por mais normal que pareça, é capaz de definir a essência humana: tudo o que somos, partiu da comunhão de informações entre as pessoas.  

            Por isso que nós, da Ação Social Cooperada acreditamos que, além de possibilitar a realização dos projetos de organizações do terceiro setor, também podemos – e vamos! – Incentivar a partilha de informações no fomento da cooperação mútua.

            Mas, por que compartilhar conhecimentos é tão importante? Porque é através de atitudes como esta, que possibilitamos a evolução em diversos segmentos a ponto de impactar toda a comunidade. Um bom início é trocar ideias com os colaboradores de instituições de seu município, pois vocês têm muito conhecimento em comum, mas podem agregar muito um ao outro com novas perspectivas de alguns detalhes que passam despercebidos na rotina.  

            Um bom exemplo disso são as instituições de Araguari, Minas Gerais, apoiadas pela Ação Social Cooperada. Com objetivos bem diferentes, as três atuam em rede para possibilitar dignidade aos grupos menos favorecidos da cidade. Você pode conferir esta história clicando aqui.

            Mas, além de receber e compartilhar informações do lado de fora, observe com mais atenção a riqueza que existe dentro dos muros da sua instituição. Pode ser que um colaborador ou até um atendido detenha um conhecimento interessante e tenha vontade de disseminar com quem está próximo. E essa atitude, além de resultar em uma formação, palestra ou roda de conversa, também pode possibilitar uma fonte de renda. Dois exemplos que já contamos por aqui, são da produção de pães e biscoitos artesanais na ACC de Marília  e o Brechic do Educandário Sagrados Corações de Barretos. As voluntárias destas instituições contaram uma ideia, apresentaram suas habilidades e pronto! Possibilidades de sustentabilidade econômica surgiram.

            Além destas formas mais espontâneas de buscar e adquirir conhecimento, não podemos nos esquecer dos fóruns, conferências e cursos, que já nascem totalmente estruturadas com as informações mais atuais e importantes sobre diversos assuntos relacionados ao terceiro setor. Você conhece a Escola do Terceiro Setor? Ela possui um conteúdo produzido por especialistas da área, e é disponibilizado através de aulas digitais (EAD) em formações com diversos temas.

            Por fim, convidamos você, nosso leitor envolvido com o terceiro setor, a participar do nosso grupo no Facebook, o Partilhar.com. É um espaço totalmente dedicado ao fomento de informações sobre o tema, com notícias, dicas e discussões sobre o que faz parte do nosso dia-a-dia e o que mais for relevante para o crescimento das nossas ações. O conhecimento está ao nosso alcance, esperando para ser absorvido, compartilhado e colocado em prática, basta começar. Comece por aqui!