Projeto Maguila e Yougreen: multiplicando iniciativas, encurtando caminhos

Projeto Maguila e Yougreen: multiplicando iniciativas, encurtando caminhos

Essa história de trabalho em rede mostra como a partilha gera resultados. Inspire-se!

Com o passar dos anos, além do apoio real e sustentável ao terceiro setor, a Credicitrus e a Coopercitrus, por meio da Ação Social Cooperada, têm se tornado um canal de contato, inspiração e parceria entre as instituições apoiadas nos Programas de Parceria e Sustentabilidade.

Por aqui, já contamos sobre a amizade entre o Educandário Sagrados Corações e a Comunidade Maria Peregrina, e o Educandário de Pinhal e a Casa Santa Maria.

Hoje apresentamos mais uma história de trabalho em rede, entre a Yougreen, cooperativa de catadores de resíduos recicláveis de São Paulo e a Associação Jesuíno Marcos Maguila, conhecida como Projeto Maguila, que atende e desenvolve crianças e adolescentes em situação de risco social, na cidade de Mogi Mirim, SP.

Juntas, a cooperativa e a instituição estruturaram um projeto capaz de impactar toda a comunidade: uma cooperativa de reciclagem em Mogi Mirim.

Lucinei Ferreira Rocha, presidente do Projeto Maguila, e Roger Koeppi, diretor da Yougreen, se conheceram através da Ação Social Cooperada. “Eu fui conhecer a instituição que estava planejando essa iniciativa. Vi que eles tinham muitas condições de montar uma cooperativa, pois tinham todos os elementos necessários: pessoas, espaço, vontade de trabalhar e mercado”, conta Roger.

As equipes se reuniram várias vezes em Mogi Mirim, definindo todos os detalhes para estruturar o projeto. “Construímos o estatuto e adequamos a documentação, conseguimos um espaço junto à prefeitura e conseguimos alguns parceiros”, enumera Lucinei.

Mais do que a parte burocrática, os líderes também se preocuparam em conversar com quem faria parte da cooperativa. “Fizemos uma roda de conversa sobre cooperativismo, mostrando as diferenças entre uma empresa convencional e uma cooperativa, quais são as vantagens desse sistema”, lembra Roger.

Tal parceira relembra o 6º Princípio do Cooperativismo, a Intercooperação, que também rege as ações da Credicitrus e da Coopercitrus enquanto cooperativas em nossa missão de possibilitar o desenvolvimento na comunidade em que estamos inseridos e de transferir conhecimento para as instituições parceiras.

“Com essa troca, conseguiremos gerar emprego para diversas famílias que indiretamente atendemos, além de incentivar ainda mais a coleta seletiva entre nossas crianças e adolescentes”, enfatiza Lucinei.

“Investimos muito tempo na Yougreen para ela chegar onde está hoje e nosso papel nessa nova jornada é economizar o tempo da instituição, transferindo conhecimento para que a cooperativa de reciclagem do Projeto Maguila esteja totalmente pronta para começar. Enquanto isso, estamos investindo na formação da franquia social”, completa Roger.

Por fim, percebemos através dessa e das iniciativas anteriores que distâncias muitas vezes longas e iniciativas nem sempre do mesmo segmento não são empecilho para que projetos se desenvolvam por um caminho sem pedras e muito mais certeiro.

Aqui no blog, apresentamos diversas iniciativas que deram certo e que fazem a diferença na sociedade e na vida de milhares de pessoas através do nosso apoio. Convidamos você a conhecer algumas delas e a propor uma amizade, especialmente neste período em que estamos recebendo projetos de arrecadação de recursos.

Clique aqui para ficar por dentro das regras e prazos e aqui, para acessar seu cadastro e elencar sua ideia.

Podemos ser mais fortes. Juntos, somando conhecimento. Pense nisso e até a próxima.