Projetos Culturais e Assistenciais: fundamentais para o desenvolvimento social

Projetos Culturais e Assistenciais: fundamentais para o desenvolvimento social

O Programa de Parcerias 2018 está recebendo propostas deste segmento. Saiba da importância deles e como inscrever um bom projeto.

         Desde 2005, a Ação Social Cooperada exerce seu propósito de possibilitar projetos, antes considerados sonhos, das organizações sociais do terceiro setor. Este objetivo é possível graças à união dos Fundos de Investimento Social (FIS) da Credicitrus e da Coopercitrus, que consiste na destinação de 1% das sobras apuradas em cada exercício fiscal resultando, em 2018, em mais de R$2,1 milhões investidos, inúmeros recordes e a participação de nossos cooperados na transformação de vidas.

            Os projetos inscritos nos períodos de solicitação de apoio serão divididos por segmentos e as inscrições para projetos culturais e assistenciais do Programa de Parcerias 2019 estão abertas até 28 de fevereiro.

            Após inscritos, os projetos são avaliados com rigor por nossa comissão que atenta-se, dentre outros aspectos, no potencial de inovação, sustentabilidade e impacto social de cada proposta. Embora todos os segmentos abraçados pela Ação Social sejam de grande importância para a evolução das comunidades, os setores cultural e assistencial possuem relevâncias singulares. Vamos refletir sobre eles?

Amparo imediato

            Conversamos aqui no blog sobre os 4 conceitos de sustentabilidade e uma delas, a sustentabilidade social, visa garantir o acesso aos direitos, promover a igualdade e, sobretudo, garantir o acesso aos itens básicos de sobrevivência para todo o ser humano: saúde, moradia e alimento.

            Instituições que realizam projetos assistenciais agem em caráter emergencial atendendo às necessidades de determinado grupo e oferecendo possibilidades para o crescimento cultural, educacional e profissional de cada indivíduo. São exemplo deste tipo de segmento, as ações desenvolvidas em casas de acolhimento de idosos e dependentes químicos e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por exemplo.

            Tais ações são criticadas por parte da sociedade por não oferecer uma solução efetiva para o atendido. Mas nós reconhecemos que, para poder alavancar a vida de uma pessoa precisamos, primeiro, cuidar de suas necessidades imediatas, reafirmá-la como ser humano e mostrar que ela pode – e deve – sonhar e ser capaz de conquistar seus objetivos pessoais.

Defensores da cultura

            Dançar, cantar, tocar, atuar, pintar e escrever; além de serem atividades divertidas, têm seu papel fundamental na nossa história. Tudo o que fazemos e da forma como fazemos nos define como povo e nos agrega conhecimento. A cultura precisa estar em constante atividade para ser preservada e algumas instituições, cientes desta importância, focam seus trabalhos em utilizar as manifestações artísticas para este objetivo e também para oferecer novas possibilidades aos seus atendidos. Aqui no blog temos diversos exemplos de sucesso de projetos com esta temática e estamos ansiosos aguardando novas inscrições.

Saiba como elencar um bom projeto

         Um bom projeto tem duas características essenciais para obter sucesso: uma boa apresentação da instituição e um planejamento claro do projeto.  Para facilitar a escrita, reúna os membros da instituição (para não deixar passar nenhum detalhe) e atente-se a algumas dicas do nosso blog:

Tudo pronto? Hora de solicitar apoio!

         Sua instituição deve ter uma ideia ótima esperando para acontecer. Sabemos disso e te encorajamos a produzir um projeto bem legal com as dicas acima e inscrevê-lo no Programa de Parcerias 2019. Confira as regras aqui e inscreva-se aqui. Não se esqueça de atentar-se às datas e prazos:

 Até 28 de fevereiro: inscrições para projetos Culturais e Assistenciais

De 1 a 31 de março: inscrições para projetos de Geração de Renda e Energia, Desenvolvimento Sustentável e Ambiental.

            Atitudes que mudaram o mundo começaram com ideias tímidas e que poucas pessoas botavam fé. Mas com empenho, foco e colaboração, elas aconteceram e nos inspiram até hoje. Temos tudo o que precisamos para tornar sonhos em realidade, especialmente aqueles que possuem grande poder transformador. Vamos começar?