Um exemplo internacional de apoio  educao de crianas de baixa renda

Um exemplo internacional de apoio à educação de crianças de baixa renda

         Há numerosos exemplos de entidades que, por meio de ações originais, têm obtido grande sucesso em suas atividades e são exemplos das enormes potencialidades do terceiro setor no mundo. Uma delas foi fundada nos Estados Unidos em 1992: é a First Book (Primeiro Livro), criada com o objetivo de desenvolver a alfabetização plena em crianças de baixa renda por meio do hábito da leitura. O objetivo em si não é original, na verdade. É simples e almejado por inúmeras organizações da sociedade civil no Brasil. Porém, a forma como a First Book vem atuando e os números que já alcançou são impressionantes, merecem ser conhecidos e, naturalmente, podem servir de inspiração para as instituições sociais que têm foco na educação infantil.

            A forma de atuação da First Book consiste em apoiar educadores que atuam junto às populações de baixa renda dos Estados Unidos, visando a remover as barreiras que normalmente impedem o acesso de crianças a uma educação de qualidade. Essas barreiras não se resumem à falta de livros, mas igualmente de outros recursos como materiais escolares, computadores, equipamentos esportivos, uniformes e merendas, entre outros. Atualmente, é a maior entidade norte-americana de apoio a alunos carentes de recursos e a de crescimento mais rápido do país, com 400 mil educadores associados e o ingresso, em média, de mil novos por semana. Seus membros incluem profissionais que atuam em creches, escolas públicas de ensino fundamental, bibliotecas, entidades sociais, abrigos, clínicas de saúde e outras organizações voltadas ao atendimento de crianças de baixa renda. E formam uma ampla rede de compartilhamento de conhecimento, por meio principalmente da produção de vídeos relatando experiências de sucesso

            A First Book recebe regulamente o apoio financeiro de um grande número de empresas privadas, pessoas físicas e fundações e associações empresariais, o que lhe permite negociar com descontos significativos a compra de grande quantidade de materiais educacionais para doação. Seu modelo de negócios já recebeu os principais reconhecimentos públicos dos EUA, e seu modelo financeiro é considerado exemplar, possibilitando que aplique 97% de suas receitas na aquisição de materiais para doação. Seu balanço mais recente publicado, relativo a 2017, dá conta de que nesse ano foram adquiridos e doados livros, e-books e demais materiais no montante de aproximadamente 40 milhões de dólares. Desde sua fundação, a First Book já doou 175 milhões de livros.

            Mais informações (em inglês) sobre essa entidade podem ser obtidas no site https://firstbook.org.