A cooperao transformando vidas: conhea o Khalil

A cooperação transformando vidas: conheça o Khalil

Como já sabemos, cooperativas são associações autônomas formadas pela união voluntária de membros, com o objetivo de unir interesses em comum aspectos sociais, econômicos e culturais, através de uma empresa gerida de forma democrática, assim como a Credicitrus e a Coopercitrus, as proprietárias do fundo de investimento social denominado Ação Social Cooperada.

Uma cooperativa pode adotar qualquer segmento de serviço, desde que o seu foco seja sempre a eliminação de intermediários, assim como a diminuição de custos e preços dentro de suas atividades. Entretanto, gerir uma cooperativa institui responsabilidades que se diferem de outras corporações, e uma delas é o exercício de interesse pela comunidade onde estão atuando.

Utilizando de políticas que devem ser aprovadas por todos os seus membros, a Credicitrus e a Coopercitrus correspondem a este princípio cooperativista através da Ação Social Cooperada, pela qual apoiam projetos do terceiro setor nas comunidades em que estão presentes, colaborando para que vidas sejam transformadas por meio da educação, do acolhimento, da arte, entre outras ações.

Uma pessoa presente no dia a dia das atividades da Credicitrus como colaborador é o Khalil Gomes, 22, que atualmente é o assistente responsável pela comunicação e processos da Agência Digital. Integrando o time de colaboradores da cooperativa há 6 anos, Khalil é uma das milhares de pessoas que viram a sua vida ser transformada por meio das oportunidades que surgem através de iniciativas de responsabilidade social, tanto no trabalho de instituições quanto das cooperativas.

Aos 15 anos, Khalil se viu diante da necessidade de criar responsabilidades devido à perda do pai, o principal mantenedor do lar, e saiu em busca de um emprego. Até então, não havia tido oportunidades no mercado de trabalho, mas, através do “DCA – Desenvolvendo a Criança e o Adolescente” e o seu programa de Jovem Aprendiz, Khalil teve a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, que o levou até a posição que ocupa hoje na matriz da Credicitrus, em Bebedouro, SP.

Durante dois anos, Khalil atuou como Jovem Aprendiz, dividindo a sua jornada de trabalho semanal entre estar na Credicitrus adquirindo experiência no setor de produtos e indo ao DCA, para realizar atividades de desenvolvimento nas áreas educacional e social. Após dois anos de experiência, Khalil foi efetivado pela cooperativa.

O emprego possibilitou ao Khalil a formação no curso superior de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, que viu tal feito lhe abrir ainda mais portas dentro da oportunidade que já havia conquistado através dos programas sociais.

Depois de mostrar e desenvolver novas capacidades dentro dos setores por onde passou na Credicitrus, recebeu o convite para ser um dos responsáveis por uma das mais novas ferramentas de trabalho, a agência digital. Khalil acredita que a indicação para o cargo veio pelo seu perfil diferenciado, histórico dentro da empresa e também pela importância que deu à experiencia pela qual teve a oportunidade de passar.

A forma como conseguiu adequar as oportunidades para crescer, tanto pessoalmente quanto no âmbito profissional, fez com que Khalil fosse um dos escolhidos para palestrar durante o UP!, evento para colaboradores de todas as agências da Sicoob Credicitrus.

Durante o evento, todos os 7 valores cooperativistas foram citados, cada um por um colaborador, e o Khalil foi o responsável por falar sobre a Responsabilidade Social.

Em seu discurso, Khalil relembrou da importância que ações sociais tiveram em sua vida e de como elas o levaram até onde ele está hoje, trazendo aos presentes a reflexão sobre possibilidades e oportunidades que não são acessíveis a todas as realidades.

(Khalil durante evento para funcionário da Credicitrus)

Os rumos da vida de Khalil poderiam ter sido completamente diferentes, mas com um “empurrãozinho” daqui e outro dali ele se viu dono de grandes responsabilidades. Com as instruções e ensinamentos de pessoas que se preocuparam em auxiliá-lo, ele foi capaz de lidar com cada uma dessas responsabilidades e desenvolveu suas capacidades que o levaram até onde está hoje.

Assim como o Khalil, vários personagens tiveram suas vidas mudadas pelas instituições que foram apoiadas pela Ação Social Cooperada, e este é o principal objetivo da Credicitrus e Coopercitrus, possibilitar e viabilizar mudanças positivas nas vidas de milhares de pessoas das comunidades em que estão inseridas e por isso que procuram apoiar projetos de diversas áreas, educacional, cultural, assistencial, ambiental, cooperativistas entre outras, pois todas estão inseridas na realidade e contexto das nossas comunidades. O trabalho realizado pelas instituições e os projetos que são apoiados pela Ação Social Cooperada procuram trazer novas perspectivas de vida aos seus assistidos, entretanto, todos nós podemos criar responsabilidades que nos levem a atender a necessidade de outras pessoas, através de nosso conhecimento e habilidades. Desta maneira, conseguimos desenvolver uma rede de colaboração interligada, com um grande número de membros lutando por um bem em comum.

Com os ensinamentos passados ao Khalil, sua vida tomou novos rumos. Hoje ele não só é capaz de ajudar o próximo como também é ator de grandes mudanças na vida de pessoas através do seu trabalho em uma cooperativa que se dedica a ações de responsabilidade social. Acreditar no próximo foi o pensamento que mudou a vida dele, e esse é o fator principal para, cada vez mais, mudar a vida de milhares de pessoas.