Por que trabalhar s, se juntos somos mais fortes?

Por que trabalhar só, se juntos somos mais fortes?

Esse questionamento fez as instituições de Guaíra, SP, deixarem a individualidade para trabalharem em rede. 

 

“É impossível ser feliz sozinho”, da música de Tom Jobim, define bem o nosso exemplo de trabalho em rede de hoje: as instituições de Guaíra, SP, que dão um show de consciência e têm um cuidado especial para os grupos menos favorecidos dentre a população de 40 mil habitantes.

Um exemplo dessa forte integração acontece na elaboração de projetos de captação de recursos. Rafael Braghiroli, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, conta que desde 2017 fortalece as instituições através desse conhecimento que visa a sustentabilidade. 

“Percebemos a importância de pensar de forma coletiva para uma cidade que fosse para todos. Em conjunto com as instituições da cidade, como a APAE e o Asilo de Guaíra, pesquisamos leis de incentivo e projetos de captação de recursos, estudamos o edital, escrevemos o projeto e acompanhamos a aprovação. Já conseguimos recursos significativos para aquisição de materiais, para projetos de sustentabilidade ambiental e também para que as empresas destinem o Imposto de Renda para a APAE, por exemplo”, conta. 

E lá no Asilo de Guaíra, que já se beneficiou com projetos escritos em conjunto, outra iniciativa em rede visa o bem estar comum das instituições: os eventos beneficentes. 

Quem fica à frente da organização é o Júlio Rodrigues Ferreira, conhecido como Mineiro, vice-presidente do Asilo de Guaíra. Ele conta que, anualmente, as instituições se reúnem e elaboram uma agenda democrática de festas beneficentes e shows de prêmios, de forma que contribua igualmente dentro de cada entidade e que engaje toda a comunidade. 

“A gente participa do problema de todas as instituições, porque sabemos que as fontes de recursos são as mesmas e são escassas. 

“Quando uma instituição melhora, todas melhoram junto. Então, por que não ajudar?”, questiona Mineiro, e Rafael completa: “A gente fica feliz e com a certeza de estarmos presentes na vida de todos”.

Juntas, as instituições vêm crescendo e se desenvolvendo, confiantes de que o trabalho é contínuo, bem estruturado e bem apoiado. 

Falando em apoio, o Programa de Parcerias e Sustentabilidade 2020 está com inscrições prorrogadas em todos os segmentos. Clique aqui, saiba mais, e apoie uma instituição que você conhece, a inscrever um projeto.