Fundao Jazzbrasil

Fundação Jazzbrasil

A Fundação Jazzbrasil é uma organização não governamental (ONG) que atua no ensino musical gratuito em Monte Azul Paulista e região Noroeste do estado de São Paulo. Criada em 2003, atende 150 alunos em cursos de flauta-transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, violino, viola, violoncelo, piano, coral infantil, coral adulto, violão, percussão e musicalização infantil. A Fundação fornece instrumentos musicais para os estudos diários de seus alunos, e, por intermédio de seus cursos, principalmente o de Musicalização Infantil, e de suas apresentações públicas, forma um novo público ouvinte, com crianças e adolescentes. 
Em 2006, criou a Jazzbrasil Big Band, grupo musical profissional com alunos e professores da instituição que tem como repertório vários estilos musicais como samba, bossa nova, bolero, mambo, fox e jazz, entre outros. Em 2010 o grupo gravou seu primeiro DVD ao vivo, na Praça Rio Branco, ponto central de Monte Azul Paulista. Em 2009, graças a uma parceria com a Secretaria de Educação de Monte Azul Paulista, formou o Coro Infantil de 30 crianças, de sete a doze anos de idade. Outra parceria, esta com a Escola de Idiomas OC, fornece bolsas para os alunos da Fundação, em cursos de inglês e espanhol.


Certificações - Em 2006, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal da Câmara de Vereadores de Monte Azul. Desde de 2007, faz parte do projeto Contribuinte Cidadão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Em 2009, entrou para o rol de instituições beneficiadas pelo Poder Judiciário de Monte Azul Paulista. E, no triênio 2010-2012, foi Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.