Casa das Mangueiras

Casa das Mangueiras

Em 1973, crianças e adolescentes foram encontrados em um posto policial de Ribeirão Preto, trancados em celas, vigiados por soldados. Um grupo de defesa dos direitos humanos aceitou o desafio para mudar a situação. Junto com os próprios meninos e a comunidade, estas pessoas construíram uma casa de acolhida e educação – A Casa das Mangueiras, que se tornou uma experiência pioneira com meninos de rua, de 12 a 17 anos, autores de atos infracionais, inaugurada em 8 de dezembro de 1973, Dia da Justiça. Foram os próprios meninos que escolheram o nome da casa em virtude da grande quantidade de mangueiras existentes no local. 
Atualmente está localizada no Bairro de Vila Recreio, região da cidade de Ribeirão Preto com forte influência do tráfico de drogas. Desenvolveu uma metodologia própria para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A Casa das Mangueiras, que em 1993 passou a atender também meninas, é um espaço de convivência e aprendizado, movido pela opção pelo ser humano, pelo potencial das pessoas. Desenvolve, há vários anos, vários programas e oficinas.


Site: www.casadasmangueiras.org.br