Voltar

Ação Social Cooperada


A Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus criaram em 2005 Fundos de Investimento Social (FIS) com o objetivo de atuarem, paralelamente às suas atividades, como instituições de fomento e apoio ao terceiro setor. Os dois fundos são geridos como uma organização única, sob a denominação de Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus, cujo objetivo primordial é dar apoio financeiro a projetos de entidades sociais legalmente constituídas e com reconhecida utilidade pública, que atuem prioritariamente na área de educação, em todos os níveis e para os mais variados fins (básica, complementar, profissionalizante, artística, ambiental, cooperativista e financeira, entre outras), beneficiando crianças e jovens vulneráveis, em situação de risco, das áreas mais carentes e menos assistidas pelos poderes públicos dos seus respectivos municípios. Complementarmente, também destina recursos a entidades que acolham e/ou apoiem idosos e pessoas com necessidades especiais.

A denominação Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus foi adotada com dois objetivos: valorizar as duas cooperativas e seus associados, pois seus recursos são oriundos de uma pequena parcela das sobras anuais colocadas à disposição dos cooperados; e reforçar a noção de que o modelo de negócio cooperativista é gerador de benefícios sociais.

Desde sua fundação, a Ação Social Cooperada investiu mais de R$ 6 milhões em projetos de mais de 100 instituições de aproximadamente 60 municípios, além de desenvolver campanhas próprias.