HISTÓRIA


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um fator essencial na vida de qualquer organização que busque longevidade no mercado. Não é um elemento acessório ou complementar, mas sim parte integrante dos negócios. Nesse sentido, uma cooperativa, por sua própria natureza, é econômica e socialmente sustentável, pois proporciona os mesmos produtos e serviços, com as mesmas condições, a todos os seus associados, o que favorece particularmente os menores, que sozinhos teriam menos condições de obter tais vantagens. Além de beneficiarem seus associados, as famílias destes e seus funcionários, as cooperativas também desempenham importante papel junto às comunidades nas quais estão presentes, gerando empregos e renda de forma direta e, indiretamente, ao proporcionar economias aos seus cooperados, permitem que mais recursos permaneçam em suas regiões de origem e aí sejam aplicados. Desse modo, o cooperativismo é também um instrumento de desenvolvimento econômico e social.

 

QUEM SOMOS

Ação Social Cooperada é a denominação sob a qual atuam os Fundos de Investimento Social (FIS) criados em 2005 pelas cooperativas Credicitrus e Coopercitrus. Todos os associados de ambas contribuem para os respectivos FIS, destinando-lhes 1% das sobras apuradas em cada exercício fiscal.

O objetivo prioritário da Ação Social Cooperada é dar apoio financeiro a projetos de organizações da sociedade civil que atuem em educação (básica, complementar, profissionalizante, artística, cultural, ambiental, cooperativista e financeira, entre outras) e assistência social, beneficiando crianças e jovens vulneráveis, pessoas com deficiências e idosos das comunidades mais carentes e menos assistidas pelos poderes públicos. São apoiadas apenas entidades legalmente constituídas, em situação regular e sediadas em municípios localizados nas áreas de atuação das duas cooperativas.

Até o final de 2019, a Ação Social Cooperada investiu R$ 18,7 milhões em projetos de mais de 300 instituições instaladas em 88 municípios de São Paulo e Minas Gerais.

INSTITUTO CREDICITRUS


A Cooperativa de Crédito Credicitrus foi fundada em 1983, em Bebedouro, SP. É a maior cooperativa financeira do Brasil, com 100 mil associados e 67 filiais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais (região do Triângulo Mineiro).

Em agosto de 2019 constituiu o Instituto Credicitrus, como organização com personalidade jurídica, para representar a consolidação da política de responsabilidade social e ambiental da cooperativa.

Saiba mais: www.credicitrus.com.br.

COOPERCITRUS


A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, fundada em 1976, em Bebedouro, SP, é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil de fornecimento de insumos, máquinas, implementos e assistência para a agropecuária. Com aproximadamente 36 mil associados e mais de 60 filiais, em São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Em 2019, a Coopercitrus, com o apoio da Credicitrus, criou a Fundação Coopercitrus Credicitrus, uma entidade sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento econômico e social da região de atuação das cooperativas mantenedoras. Com objetivo de formar capital humano capacitado e especializado para o setor agropecuário, além do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para atender o agronegócio, a Fundação oferece os cursos: Superior em Big Data (parceria da Fundação com a Fatec de Bebedouro, SP). Técnico em Agronegócio (parceria da Fundação com o Centro Paula Souza (CPS) por meio da Escola Técnica (Etec) de Bebedouro).

Saiba mais: www.coopercitrus.com.br