A felicidade da criançada e a Natália

17/12/2019

Esses dois itens tem uma conexão especial e vamos te contar essa história.

Há cerca de 1 ano atrás, relatamos aqui no blog a iniciativa emocionante do Celso, colaborador da Coopercitrus, que decidiu abraçar a causa de deixar o Natal mais feliz para as crianças de Limeira, SP. Celebrando o final do ano, hoje contamos a história da Natália Aline Alexandrino dos Santos, gerente operacional da Credicitrus de Tabatinga, SP.

Ela, junto com um grupo de amigos, realiza no sábado que antecede o dia 25 de dezembro, o Natal Criança Feliz.

“O projeto acontece há mais de 5 anos e comecei tempos depois nele, a convite de um amigo. Funciona assim: nesse sábado, reunimos a criançada e vários Papais Noéis para distribuir brinquedos, pipoca, algodão doce e outras guloseimas. São mais de mil crianças envolvidas na iniciativa”.

A Natália conta que a cidade toda já conhece o evento e se mobiliza pelo dia: “Um mês antes, contamos com a ajuda da rádio da cidade para comunicar a arrecadação das doações e também a data do evento, alguns comerciantes doam dinheiro e brinquedos. Nosso grupo de amigos já tem 30 pessoas ativas na organização e familiares e outros amigos entram em jogo para ajudar a gente a preparar tudo. As crianças até esperam pelo dia”.

Com as arrecadações, os amigos então embrulham os presentes, elegem quem serão os Papais Noéis da vez e preparam as guloseimas e brindes, com direito a sacolinha surpresa cheia de doces.

“A festa acontece em uma praça famosa da cidade, onde a criançada nos encontra para receber os presentes que o bom velhinho trouxe. Depois, ainda damos mais uma volta na cidade, por outros bairros, entregando o presente para crianças que sabemos que precisa desse carinho”.

A felicidade das crianças, de acordo com a Natália, não tem preço. E a sensação de dever cumprido da equipe de amigos, é sempre de gratidão e de novas energias para o ano novo que está chegando: “É um benefício que atinge a todos, desde quem ajudou até quem recebeu. Vale cada momento”.

Para não deixar a tradição de lado, pedimos à Natália uma contribuição para nosso Guia do Bom Voluntariado, uma iniciativa da Credicitrus e da Coopercitrus, através da Ação Social Cooperada, de incentivar a cada um de nós, enquanto cidadãos ativos da comunidade, a fazermos a diferença dentro das instituições sociais, oferecendo tempo e aquela habilidade que nos orgulhamos de ter, em favor de quem mais precisa.

A palavra da vez é: “Dedicação. Esse é essencial para entendermos nosso lugar nesse trabalho. Depois, acredito que seja importante a gente saber conviver com as outras pessoas, porque no trabalho voluntário, vamos encontrar diversas pessoas, histórias e contextos muitas vezes diferentes da nossa realidade. Nunca vou me esquecer da primeira vez que trabalhei no Natal Criança Feliz. Fiquei emocionada porque vi aquelas crianças encantadas com a magia do Natal e com o Papai Noel. Percebi que, enquanto conseguirmos manter essa magia acesa, crianças puras e mais felizes vão continuar existindo e tendo esperança no futuro”, diz a voluntária, não segurando a emoção.

Com essa sensação de coração aquecido e esperançoso, queremos encerrar essa jornada de 2019, já nos preparando para as surpresas incríveis que 2020 nos reserva.

Nossa meta é continuar incentivando o nosso trabalho em equipe, o apoio e a realização dos sonhos do terceiro setor que, como você bem sabe, faz a diferença na vida de milhares de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos com menos oportunidade, respeito e esperança que a gente.

É nossa missão transformar essas realidades e temos todas as ferramentas para fazer isso acontecer. Conte com nosso apoio e incentivo diários e seja você também um multiplicador de ideias e boas notícias. Somos capazes de fazer um mundo melhor e isso só depende de nós mesmos.