Como elaborar um site funcional e atrativo para sua instituição?

18/07/2019

Estar presente na internet é importante para potencializar as conexões e oportunidades. Saiba como fazer!

Atualmente a presença digital virou uma exigência e até uma necessidade na vida das pessoas, das empresas e das organizações do terceiro setor. A internet veio para facilitar nossa rotina e aproximar quem está longe, e isso inclui, para a realidade das instituições, os apoiadores em potencial.

Esta é a penúltima etapa do nosso guia para uma comunicação eficiente, iniciativa da Credicitrus e da Coopercitrus através da Ação Social Cooperada, que já passou pela construção da lista de contatos, pela forma como divulgar as novidades e, em breve, sobre como deve ser feita uma gestão de mídias sociais.

O objetivo destas reflexões é descomplicar o linguajar complicado e mostrar para você e sua equipe, que é fácil se comunicar com a comunidade e mais: é necessário. Quanto mais presente sua instituição estiver na sociedade, mais ela será apoiada.

Agora vamos ao que interessa: como elaborar um site para a sua instituição? Parece um sonho grande e quase impossível, mas garantimos: não é. Com as dicas certas e a colaboração da sua equipe (já agende uma reunião para conversar e ter ideias), é possível ter um site bem feito e que garanta que a história e as atividades da sua instituição estejam presentes na internet.

Pesquise por plataformas gratuitas

Há diversas plataformas que oferecem possibilidades de hospedagem gratuita ou paga, com variação de preços. A diferença é que comprando um domínio próprio, por exemplo, seu site ganha ares mais profissionais. Mas não pense nesse fator como um limitador. As opções gratuitas podem ser bem completas e ajudar sua instituição a se posicionar inicialmente. Fica a dica: Wix e WordPress são plataformas bem completas e fáceis de manusear.

Comece com o planejamento

Depois de escolher a plataforma e o modelo que mais se encaixa com a sua instituição, é hora de planejar a estrutura do site, ou seja, quais conteúdos e seções ele vai ter. As possibilidades são várias, mas vamos sugerir as principais: a tela inicial com uma foto bonita e uma frase de impacto (ou até mesmo o lema da sua instituição), uma seção para contar a história, missão e objetivos; outra com os serviços oferecidos, quem e quantas pessoas atende, outra para publicar fotografias e vídeos, outra para notícias e a última para contatos como telefone, e-mail e localização. Um fator importante – em alguns casos até obrigatório – é incluir uma sessão de Transparência, com a prestação de contas da instituição, para convidar os internautas a contribuir.

Conte a sua história

Na hora de produzir os textos, sua equipe deve pensar em conteúdos curtos e objetivos, contando a importância da instituição na comunidade. Procure responder a estas perguntas:

  • Quem somos?
  • Onde estamos?
  • Por que existimos?
  • Quem atendemos?
  • Quando fazemos atendimentos?
  • Como trabalhamos?
  • Como somos mantidos?

Planeje um site fácil de navegar

Os textos devem ser objetivos e complementares, levando o leitor a caminhar por todos os cantinhos do site. Além disso, pense em algumas fotografias do dia a dia e de eventos da instituição para ilustrar cada texto, mas não precisa exagerar. Equilíbrio tanto na quantidade de textos quanto de imagens faz com que a experiência de entrar no seu site seja agradável.

Mantenha sempre atualizado

O site pode ser construído aos poucos e com a colaboração de todos. O importante é que ele se mantenha sempre atualizado, desde as informações fixas como a história e os objetivos, até as notícias, eventos, fotos e novidades. Assim, os leitores ficam por dentro de tudo o que acontece na instituição e se sentem incentivados a compartilhar boas notícias.

Com empenho e dicas que funcionam, fica mais fácil se posicionar junto à comunidade. E, se você tem mais dicas para ajudar a construir um site, compartilhe com a gente em nosso grupo Partilhar.Com.

E continue nos acompanhando aqui no blog, no Facebook, no Instagram e no Linkedin. Em breve, encerramos esta série para conquistar uma comunicação eficiente com um tema muito importante: Como fazer a gestão de redes sociais?

Fique de olho e não perca!