Comunicação Eficiente: Como fazer a gestão de redes sociais?

28/08/2019

Estar bem próximo do público faz a diferença. Fique por dentro das melhores dicas.

Esse artigo encerra nossa série sobre comunicação eficiente, propposto pela Credicitrus e a Coopercitrus através da Ação Social Cooperada, por onde já percorremos os segredos sobre a construção de uma lista de contatos, um site atrativo e como divulgar as novidades da sua instituição.

Aprofundando nesse assunto, vamos refletir sobre as redes sociais, em especial o Facebook e o Instagram, que fazem parte da nossa vida pessoal e são ferramentas poderosas para fomentar a importância e apresentar os projetos da sua instituição.

Vamos às dicas? Para começar, é importante que sua instituição transmita uma imagem mais profissional. Parece complicado, mas é bem simples: ao invés de criar um perfil pessoal no Facebook, por exemplo, opte por criar uma fanpage (a conhecida página). Além desta característica mais séria e comprometida, essa opção permite que todos os colaboradores tenham acesso e gerenciem os conteúdos publicados. Clicando aqui, você cria a sua fanpage.

Fotos bonitas e bio organizada

Após criar a página no Facebook e uma conta no Instagram, chegou a hora de deixar o “cartão de visita” mais atraente. Coloque como foto de perfil uma imagem que represente sua instituição – pode ser o logotipo, por exemplo.

Depois, preencha os espaços de identificação das páginas, a chamada bio, que fica no topo do perfil no Instagram e no botão Sobre, no Facebook. De forma resumida, conte quem é sua instituição. Adicione endereço, telefone de contato, site, e-mail e demais informações que são importantes para que os usuários conheçam o trabalho desenvolvido.

Tenha conteúdo relevante e poste com frequência

Tudo certo com as redes sociais? Chegou a hora de publicar!

É interessante pensar nos assuntos que mais tenham a ver com o que sua instituição faz e o que o pessoal que está vendo vai achar interessante. Algumas sugestões de conteúdos para começar – cada uma delas pode ser uma publicação:

  • Comece contando sua história;
  • Depois, apresente o que você faz;
  • Diga quem você atende;
  • Quem faz parte de sua equipe?
  • Por que seu trabalho é importante?
  • Como ajudar seu trabalho?

Fotos de eventos, apresentações e das atividades de rotina são interessantes e chamam a atenção, e devem ser complementados com legendas mais curtas e diretas com informações a respeito daquela foto, além de curiosidades e pensamentos.

Também é importante publicar sobre eventos que vão acontecer – as redes sociais ajudam e muito na hora da divulgação.

Você deve estar cheia de ideias de publicação, certo? Então vem mais duas dicas: anote essas ideias e distribua elas durante o mês ou a semana. Além disso, pense na frequência de publicações: não precisa publicar toda hora ou todo dia, mas também não pode esquecer ou abandonar sua rede. Que tal duas ou três publicações por semana? Mobilize sua equipe para mais ideias e para organizar quem pode publicar e quando.

Chame todo mundo para curtir

Acreditamos que a colaboração é essencial para evoluirmos e alcançarmos objetivos. Por isso, chame os amigos, apoiadores, colaboradores e o pessoal da sua comunidade para curtir sua página no Facebook e no Instagram. Quanto mais pessoas se engajarem com as redes sociais da sua instituição, mais importância e visibilidade ela ganha. Conte com a ajuda de todos nessa missão também!

Outra dica importante é: interaja com o público! Curta quem comentar nas suas postagens, responda às perguntas e fique atento caso alguém comente algo inadequado. Acompanhar as redes sociais deve ser uma tarefa diária para garantir maior fluidez e relacionamento com o pessoal da comunidade.

Gerenciar redes sociais parece bem complicado, mas com as dicas certas e a colaboração de todos, é possível fazer um excelente trabalho capaz de aproximar ainda mais a sua causa e a comunidade. Confira todas as etapas do nosso guia, chame sua equipe e proponha esse projeto que pode fazer a diferença na sua instituição!

Até a próxima!