Em Bebedouro: 4 instituições que mudam a vida das pessoas

13/09/2019

A cidade foi a nossa segunda maior parceria em apoio em 2019. Conheça as iniciativas.

Depois das instituições sociais de Mogi Mirim outra cidade que teve vários projetos apoiados em nosso Programa de Parcerias 2019 foi Bebedouro, também no interior de São Paulo.

Dos 44 projetos apoiados pela Ação Social, 4 são de organizações bebedourenses. Essas iniciativas têm em comum o fato de irem diretamente ao encontro das principais demandas sociais da cidade: a Artsol e a Casa de Santa Clara atendendo as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Recanto Passionista São Vicente de Paulo, que acolhe idosos, e a Associação Menina dos Olhos (AMO), que presta atendimento às pessoas com deficiência visual.

Juntas, essas organizações promovem uma grande transformação na comunidade e nos inspiram muito. Conheça:

Essencial

É assim que a Lucimara Lopes, coordenadora da Casa de Santa Clara, classifica essa parceria entre a gente. O projeto apoiado para este ano foi para a compra de equipamentos e melhorias para a nova frente que a instituição atende, além das crianças: o acolhimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade ou violência social.

A Lucimara conta que, desde que reestruturação do atendimento foi feita, elas se inscreveram no nosso Programa de Parcerias em busca de estrutura física.

“Com a aprovação do projeto, compramos livros, equipamento esportivo e jogos de mesa voltados ao público adolescente. Agora, conseguimos acolhê-los de forma mais adequada, fazendo com que eles se sintam parte do espaço. Ter parcerias como a da Credicitrus e a da Coopercitrus por perto é essencial para o nosso desenvolvimento e, mais do que isso, faz com que as instituições olhem para a sustentabilidade como uma possibilidade real”, finaliza a coordenadora.

Desenvolvimento

Outra instituição parceria é a Associação a Artsol – Arte e Solidariedade. A fundadora e coordenadora geral, Simone Alencar, conta que a instituição atende a mais de 100 crianças da comunidade durante a semana, em atividades de música, dança e teatro.

Algumas atividades são realizadas em uma área externa e, por conta do calor, o rendimento não era tão bom. Foi quando a Simone decidiu enviar um projeto em nosso Programa de Parcerias para a compra de alguns equipamentos, como bebedouro de água, ventiladores, além de uniformes para a criançada.

“Isso gerou bem-estar para nossas crianças, o que proporciona maior desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor. No momento que as crianças estão na instituição e não na rua, elas ficam longe dos riscos como a violência e o abandono, e isso só se torna possível pela parceria com a Ação Social, que está próxima da comunidade e se preocupa com suas pautas”, finaliza Simone, lembrando que as crianças foram aplaudidas de pé durante um evento em São Paulo, todas usando os uniformes novinhos.

Energia

No Recanto Passionista São Vicente De Paulo, o projeto apoiado pela Ação Social Cooperada foi a usina fotovoltaica, que gera economia de pelo menos 20% nas contas de energia e, de acordo com a diretora, Irmã Luzia, “dissemina a cultura do consumo consciente de energia, contribuindo para a preservação do meio ambiente ”.

O projeto vai impactar diretamente 80 pessoas, além da própria comunidade, que terá um meio de conscientização e sustentabilidade bem próximo da sua realidade: “E a Ação Social nos inspira também, por suas iniciativas sustentáveis e transformadoras da realidade social”, finaliza a diretora.

Mobilidade

Já a Associação Menina dos Olhos (AMO), atende mais de 20 pessoas com deficiência visual e possibilita a autonomia e a independência destas pessoas na sociedade, na luta por seus direitos e no desenvolvimento de suas habilidades.

Com o apoio da Ação Social Cooperada, a instituição está investindo em estrutura para auxiliar a aprendizagem do braile, o desenvolvimento da percepção psicomotora, espacial e o equilíbrio, além de estimular a criatividade, a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, estratégias e memórias, possibilitando aos atendidos, uma rotina com mais qualidade de vida e cheia de perspectivas para um futuro individual e coletivo incrível.

“Nós mudamos a vida de pessoas com deficiência visual, de crianças a adultos, todos os dias. Com o apoio da Ação Social, vamos ampliar ainda mais os benefícios e o atendimento. É muito importante essa parceria, agradecemos demais por isso”, afirma a assistente social da instituição, Maria Regina Quiderol Alvarenga.

Viu quantas iniciativas importantes para a comunidade? Embora diferentes em seus objetivos, elas se assemelham por proporcionar a transformação social, seja na vida de crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência. E são iniciativas como essas – e como as várias outras apoiadas neste Programa de Parcerias, que renovam nossa esperança na sociedade e reforçam nossa missão de ser um veículo de transformação, proporcionando mais justiça e qualidade de vida, independentemente de qualquer estereótipo.

Vamos fazer a mudança acontecer? Você pode começar hoje, se cadastrando ou incentivando uma instituição a se cadastrar como nossa parceira. Clique e cadastre-se.