Igualdade, Sustentabilidade e Cooperativismo: Conheça a Yougreen

26/06/2019

A cooperativa coloca em prova tudo o que discutimos aqui no blog: um mundo melhor para todos é possível.

Um jovem de vinte e poucos anos, após uma experiência de voluntariado decide fundar uma cooperativa de catadores visando a dignidade da pessoa, a sustentabilidade em todos os seus aspectos e a possibilidade de um mundo melhor.

Parece um roteiro de filme, mas é real: Desde 2011, a Yougreen vem garantindo o nome de melhor organização de gestão de resíduos, começando pela Cidade de São Paulo, mas com a ambição de ganhar o Brasil e o mundo. A cooperativa foi apoiada pela Credicitrus e a Coopercitrus, através da Ação Social Cooperada em diversos projetos, incluindo compra de equipamentos e capacitação da equipe e hoje, é nossa referência em busca de uma sociedade cada vez mais justa e sustentável para todos.

Nosso papo começou em meio à produção, próximo a materiais diversos que foram coletados, analisados, separados e comprimidos pela equipe composta por 40 cooperados – dentre os que trabalham diretamente com a produção e os que gerenciam as questões administrativas.

Roger Koeppi é o jovem que citamos acima. Hoje, com 30 anos, é diretor-presidente da Yougreen e conta como tudo começou: “Sou formado Técnico em Mecânica e a Yougreen surgiu em 2011, depois de uma experiência que tive na Cruz Vermelha, recolhendo doações para enviar ao Rio de Janeiro na ocasião em que as enchentes atingiram a região serrada, matando muita gente e deixando muitos desabrigados. Aquele voluntariado foi muito especial, porque eu consegui enxergar esta experiência com o que eu fazia diariamente na indústria e naquele momento me estourou uma bolhinha e eu falei: Uau, existe um mundo muito mais sustentável do que eu estava imaginando! Na mesma época, tinha sido aprovada a Política dos Resíduos Sólidos, que obrigava as empresas a aderirem a logística reversa. Tive a necessidade de entender este novo mundo e, pesquisando, encontrei a questão dos catadores no Brasil: pessoas aparentemente felizes, que trabalhavam muito duro, que ganhavam pouco e viviam em um ambiente inseguro. Neste momento me dei conta que o “cooperativismo”, que eles já praticavam, era a solução, mas eles precisavam de algo mais, dos processos do mundo corporativo, aquilo que eu mais entendia”.

O que é, de fato

A Cooperativa de catadores tem como objetivo prestar o serviço de gestão integrada de resíduos para grandes geradores: “O que fazemos é uma coleta seletiva de primeira classe com rastreabilidade, relatórios e destino correto dos resíduos, o que garante segurança e custo baixo para diversos clientes”, comenta Roger.  O diretor financeiro, Bernardo Belloni, completa: “ A Yougreen quer ser a principal solução de gestão de resíduos para o Brasil, a gente tem certeza de que a solução que a gente está criando em São Paulo tem potencial para expandir. Nos temos destacado justamente por apresentar uma gestão com profissionalismo, cuidado com as informações e o destino correto do material reciclável”, afirma.

Objetivo espiritual e prático

Além da missão que toda cooperativa deve ter, Roger elenca o papel social da Yougreen: “Trazer reconhecimento para o trabalho do cooperado catador. Uma boa forma de fazer isso é, financeiramente, destacar a importância do trabalho do catador por meio de uma remuneração justa. Não são doações, é um modelo de negócios com escala e que cresce sozinho com os incentivos corretos. Temos conseguido cumprir esse objetivo com maestria pelo nível de remuneração que atingimos com nossos cooperados e o nível de satisfação dos nossos clientes em contratar uma cooperativa para fazer a gestão de seus resíduos”.

O objetivo geral da Yougreen, de acordo com Roger, é solucionar os problemas de gestão de resíduos, não só para o cliente, mas também para o meio ambiente: “Nossos processos reduzem custos, colocam a empresa em conformidade legal e garantem uma boa história para contar. A cooperativa é completa porque segue todos os preceitos de sustentabilidade: econômica, social e ambiental”.

A cooperação fazendo a diferença

A Yougreen muda as perspectivas na vida de dezenas de catadores e também possibilita oportunidades de trabalho e vida digna para imigrantes, pessoas trans e idosos que buscam recolocação profissional.

“E nossa essência vai de encontro com a da Ação Social Cooperada, cuja parceria vem desde 2012.  Foi ela que buscou nos conhecer e nos incentivou a inscrever o primeiro projeto.  Naquela época, estávamos começando e, mesmo assim, ela percebeu o potencial do nosso projeto. Desde então, a Ação Social é nossa principal parceira apoiando nossa cooperativa”.

Já Bernardo conta que a principal semelhança entre a cooperativa e a Ação Social é a preocupação com um mundo melhor: “Todas as iniciativas que a Ação Social Cooperada apoia tem um viés social ou ambiental. Nas empresas, estes setores são realmente muito carentes de apoio e financiamento. Desta forma, a Ação Social promove incentivos para que a gente continue exercendo a mudança social”.

Quando um sonho é a concretude de necessidades, ele encontra os caminhos mais certeiros e as parcerias mais fortes para se tornar realidade. Isto tem acontecido com a Ação Social Cooperada e iniciativas como da Yougreen. Isso prova que grandes ideias têm potencial para transformar comunidades desde que recebam o apoio e o incentivo correto. A Yougreen inspira nosso trabalho e esperamos que também tenha inspirado a você tomar iniciativas e torná-las realidade.

Não sabe por onde começar? Que tal incentivar uma instituição da sua cidade a se cadastrar junto à Ação Social Cooperada? Clique aqui e torne-se parceira!