Para empreender é preciso compromisso, planejamento e conhecimento

19/11/2019

Estes são alguns dos itens essenciais apontados pelo advogado Claudio Ramos. Confira!

Aos poucos, nós, da Credicitrus e Coopercitrus, através da Ação Social Cooperada, vamos ajudando você a desmitificar algumas dúvidas e abrindo novas possibilidades para sua instituição começar um empreendimento social.

Anteriormente, conversamos com o advogado Danilo Tiisel, que tirou as principais dúvidas sobre o assunto. Para ele, um dos principais itens para garantir um negócio social de sucesso é planejamento. Hoje, entrevistamos Claudio Ramos, economista, profissional da contabilidade, consultor especializado no Terceiro Setor e também advogado e sócio de Danilo Tiisel.

Além de planejamento, conhecimento e compromisso são importantes para fazer uma iniciativa empreendedora acontecer. Reunimos mais algumas dúvidas de nossos leitores e o Claudio esclareceu junto com as melhores dicas. Acompanhe!

Na sua perspectiva, o Empreendedorismo Social é rentável? Uma iniciativa dessas é importante para a sociedade?

O empreendedorismo é fundamental para a transformação da realidade e, portanto, da sociedade, especialmente onde muitos indivíduos e famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social, o que justifica e fundamenta as iniciativas do empreendedor social. Para o sucesso destas iniciativas é fundamental uma gestão eficaz e eficiente dos recursos (humanos, materiais e financeiros), o que gerará o maior “lucro social” e “rentabilidade social”.

Quero empreender na minha instituição, o que é essencial para começar?

É necessário planejar, preparar-se para a jornada. Nesse sentido, é indispensável a realização de planejamento (estratégico e jurídico), onde também serão mapeados, minimizados e eliminados os pontos fracos da organização, além de assegurar a escolha do melhor modelo jurídico e o cumprimento das leis aplicáveis ao empreendimento, evitando-se o surgimento de indesejáveis passivos.

Quais os trâmites legais e contábeis que tenho que levar em conta para tornar esse empreendimento efetivo?  

Inicialmente, deve ser escolhido o melhor modelo de personalidade jurídica, por exemplo associação ou sociedade (empresária), levando-se em conta as questões tributárias, governança e outras.Em seguida, conhecer e cumprir rigorosamente as leis, inclusive as normas e princípios contábeis, o que evitará o surgimento de passivos. Para tanto, será necessário a atuação de profissionais especializados e atualizados nestes assuntos.

Como adquiro um CNPJ? Ele é semelhante ao de Pessoa Física ou Jurídica ou tem outras especificidades?

A pessoa jurídica de direito privado (associação ou sociedade empresária) deverá elaborar seu estatuto ou contrato social e submetê-lo para registro em cartório ou junta comercial. Após, a organização deverá providenciar a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) junto à Receita Federal, merecendo especial atenção o fornecimento correto dos códigos e descrições das atividades (principal e secundárias), além da natureza jurídica, o que difere do procedimento adotado para pessoas físicas.

Qual dica o senhor daria para quem deseja começar?

Para alguns, o sucesso advém de vários atributos, dentre eles: paixão, compromisso, empenho, energia e rede de contatos. Além destes, é de suma importância acrescentar o atributo conhecimento, especialmente de administração, gestão de pessoas, contábil e jurídico, o que evitará dissabores e principalmente o nascimento de passivos. Em síntese, o aperfeiçoamento contínuo é a chave e como dizia Euryclides de Jesus Zerbini: nada, absolutamente nada resiste ao trabalho.

Com trabalho sério, apoio e boas ideias, grandes possibilidades para a sua instituição podem surgir. Anote estas dicas e as do Danilo, chame sua equipe e mãos a obra! Um grande empreendimento social espera para acontecer. E conte com a Ação Social Cooperada para efetivar estes projetos. Você, que já se cadastrou em nosso sistema: está na hora de inscrever seu projeto. Clique aqui e saiba as regras e prazos ou clique aqui para inscrever seu projeto.