Seminário SustentaHabilidades: Inovação, Empreendedorismo e Transformação

07/11/2019

Um lugar para conectar, aprender e revolucionar o 3º setor. Confira como foi!

Temos discutido muito sobre Empreendedorismo Social e geração de renda no terceiro setor. Por isso decidimos transformar esse assunto em um evento capaz de fazer brotar essa semente que temos regado!

A Credicitrus e a Coopercitrus, através da Ação Social Cooperada, em parceria com o Instituto SEB e Mentoria Social realizaram, nos dias 29 e 30 de outubro, o Seminário SustentaHabilidades – Inovação, Empreendedorismo e Transformação. O evento reuniu 65 instituições sociais parceiras, resultando em mais de 140 pessoas partilhando vivências e conhecimentos.

O lugar que acolheu esse evento não poderia ser menos incrível: o Instituto SEB em Ribeirão Preto, SP, deixou tudo ainda mais especial para a criatividade fluir.

Mais de 140 pessoas presentes no evento.

O objetivo do seminário era fomentar o empreendedorismo social e mostrar todas as possibilidades para fazer negócios sociais darem certo. Então, tocamos em diversos assuntos pertinentes ligados a gestão, planejamento e motivação:

  • Parâmetros Legais, com o advogado especializado no Terceiro Setor, Danilo Tiisel;
  • Gestão Financeira, com o professor da USP/RP Alberto Mathias;
  • Comunicação com propósito, com a jornalista Natália Salvador e a publicitária Luana Mattos;
  • Os 6 passos da Cidade Humana, com a cientista da Cultura Adriana Silva;
  • Projetos Sustentáveis, com o presidente da Comunidade Maria Peregrina, Rogério Duque;
  • Economia Compartilhada, com o fundador da Yougreen, Roger Koeppl;
  • Superar e Vencer Todos os Dias, com o para atleta Juliano Alves.

Além disso, diversas instituições parceiras da Ação Social Cooperada apresentaram seus casos de sucesso de  empreendedorismo sustentável: o Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer de São Manuel, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça de Guaíra, a Casa de Santa Maria de São Manuel e a Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região. Também ficamos encantados com as apresentações culturais, comandados pelos bailarinos da Casa das Mangueiras de Ribeirão Preto e pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Orquestra Sinfônica de Ribeirão apresentou clássicos.

“Um dever que cumprimos com honra”

É o que afirma o presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, Marcos Lourenço Santin: “Além de todo o apoio aos associados, da economia e da prosperidade que tem gerado para cada um, mantemos nosso olhar muito atento às comunidades nas quais estamos presentes, principalmente suas camadas mais carentes e menos assistidas pelos poderes públicos. Uma forma de apoio valiosa que podemos oferecer é criar oportunidades para que os dirigentes das nossas instituições parceiras adquiram novos conhecimentos e aprimorem sua capacidade de gestão. Desse modo, serão mais eficientes na sua atuação e mais sustentáveis ao longo do tempo. O Seminário SustentaHabilidades está perfeitamente em linha com essa visão e representa, além disso, mais uma vitória do modelo de negócios cooperativo”, enfatiza.

Já o conselheiro consultivo da Coopercitrus e membro do Conselho Gestor da Ação Social Cooperada, Jair Guessi, afirma que esta foi uma oportunidade ímpar: “Foi uma troca de informações e conhecimento do dia a dia sobre os mais diversos temas que permeiam as atividades do terceiro setor. Os conteúdos preparados, principalmente, nas questões de gestão de pessoas e jurídica foram sem dúvidas muito esclarecedores. É assim, capacitando e desenvolvendo o conhecimento e as habilidades que as instituições oferecerão mais e mais oportunidades para os assistidos. Por isso, a Coopercitrus e a Credicitrus sempre baseadas nos princípios do cooperativismo fomentarão o crescimento sustentável das instituições”.

José Luiz do Carmo, gestor executivo do Instituto SEB, elogiou a profissionalização que o evento promoveu: “A proposta do evento vai ao encontro do propósito do Instituto SEB, de formar para potencializar as ações realizadas nas instituições sociais para que deem o melhor de si em suas comunidades”.

Um evento sensacional

Uma das palestras de maior destaque foi a com o advogado Danilo Tiisel, que dedica sua profissão a oferecer soluções efetivas para o terceiro setor: “O evento foi diferenciado pela qualidade do espaço, profissionalismo dos organizadores e pelos participantes engajados e bastante interessados, membros de Organizações da Sociedade Civil da região. Foi uma excelente oportunidade para discutirmos diferentes aspectos do empreendedorismo social e da sustentabilidade econômica das organizações sem fins lucrativos e negócios de impacto social”, afirma.

O advogado Danilo Tiisel durante a palestra Parâmetros Legais.

Isso faz a diferença

A palestrante Adriana Silva, acredita no poder transformador da iniciativa: “É uma oportunidade de trocar experiência onde as pessoas podem ir vários passos à frente com aquilo que ela compartilhou com outra pessoa. É absolutamente necessário, pois pode não só qualificar, mas fortalecer as relações do terceiro setor”.

Com a palavra, quem partilhou e compartilhou

Para a Leila Sangalli, da Casa de Santa Maria de São Manuel, SP; o Seminário SustentaHabilidades agregou na gestão da sua instituição: “O que ficou de lição foi o profissionalismo que tem que ser implantado nas organizações da sociedade civil, porque, infelizmente, trabalhamos no amadorismo, onde todo mundo faz tudo. Visualizamos importância de fazer um organograma institucional e realmente colocar um código de conduta, um estatuto, um regimento interno de forma todos esses meios estejam alinhados de verdade”, afirma.

O Roger Koeppl, fundador da Yougreen – Cooperativa de Gestão Integrada de Resíduos, instituição parceira da Ação Social Cooperada, durante o evento, levou um pouco do seu conhecimento de gestão: “O evento é fundamental para formar o terceiro setor, para aproximar a gente da visão da sustentabilidade, que não é só ambiental. Além disso, possibilitar esse networking é fundamental, pois cada um levou uma experiência que nos enriqueceu e muito.

Quem encerrou o evento foi o atleta paralímpico Juliano Alves, que iniciou sua carreira de destaque nacional junto à Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI). Hoje, ele leva motivação e energia por onde passa: “Esse é um marco do bem! Ter compartilhado minha vivência com essas pessoas é muito gratificante e reafirma a nossa capacidade de realizar sonhos, como o meu sonho quando fui atendido pela AMEI. As pessoas que vieram ao seminário vieram com um propósito, a busca pelo conhecimento para oferecer o melhor à comunidade que atendem. Isso é comprometimento e fiquei feliz de fazer parte disso”, finaliza.

O atleta paralímpico Juliano Alves durante sua palestra sobre superação.

Dias intensos e aprendizados sem limites. Foi uma honra estar perto de quem faz a comunidade acontecer e de inspirar quem ainda não via o potencial em si mesmo. O Seminário SustentaHabilidades, embora uma iniciativa nossa – da Credicitrus e da Coopercitrus através da Ação Social Cooperada, ganhou reforço do Instituto SEB e a Mentorial Social – também nos fez crescer (e muito!) como pessoas, como ferramentas da transformação e como responsáveis por um mundo melhor, mais justo e mais feliz para todos.

Agradecemos a todos que participaram e reafirmamos: conte com a gente! O Programa de Parcerias 2020 já começou e aguardamos o seu projeto. Inscreva-se já!