Zilá e o empreendedorismo social: Para observar as oportunidades que surgem

17/12/2019

Ela dá dicas importantes para investir no seu negócio social. Confira!

“O terceiro setor não tem consciência do potencial que tem”. É o que afirma Zilá Moreira da Silva, empreendedora social e membro da Sociedade Brasileira de Captadores de Recursos. Conhecemos a Zilá no Dia de Doar de Araçatuba, realizado no dia 26 de novembro com o objetivo de reunir o terceiro setor da região para partilhar conhecimento e incentivar o trabalho em rede.

Nós, da Credicitrus e da Coopercitrus através da Ação Social Cooperada fomos convidados a compartilhar nossas experiências  durante o evento e trouxemos a Zilá aqui para o blog para reforçarmos ainda mais nossa discussão sobre o empreendedorismo social. Anteriormente, conversamos com o Danilo Tiisel e o Claudio Ramos sobre o assunto. Clique e confira!

Como tudo começou

A Zilá já foi coordenadora de vendas e operadora de telemarketing no Hospital Neurológico Ritinha Prates – instituição que já foi apoiada pela Ação Social Cooperada: “Adquiri muito entendimento sobre o terceiro setor nessa época. Depois de um tempo, trabalhei em uma empresa, mas senti falta da rotina na instituição e decidi voltar”.

Ela voltou para o terceiro setor, formada  e sob outra perspectiva: como uma empreendedora social.

“Me tornei membro da Sociedade Brasileira de Captadores de Recursos e percebi como este universo era grande e pouco explorado na minha realidade. Vi milhares de possibilidades dando certo e a muito menos investimento do que estava acostumada. Percebi que, se unirmos forças com o que temos aqui, podemos crescer juntos. Por isso encabecei o Dia de Doar aqui em Araçatuba”.

No final do evento, a Zilá recebeu diversos testemunhos dos participantes. Todos disseram que perceberam essa necessidade e queriam começar: “Por isso, começamos também o projeto Semeando, rodas de conversa e palestras para trazer e levar conhecimento, conectar as pessoas do terceiro setor”, conta a empreendedora social.

Para empreender

Hoje a Zilá presta consultoria e trabalha por causas ligadas ao terceiro setor. Ela reúne instituições com propósitos parecidos e propõe ações em conjunto.

“Na minha perspectiva, um empreendimento social precisa gerar lucro para a instituição sobreviver, mas causar impacto social e efetivo dentro da comunidade”.

Argumenta que iniciativas assimdevem se tornar mais frequentes, tanto para a sustentabilidade econômica da instituição, quanto para fazer a manutenção do terceiro setor, que não tem consciência do potencial que tem. 

“É uma realidade constante. As instituições ficam preocupadas com as necessidades mais pontuais e não enxergam o potencial dentro de casa”, afirma.

Para começar, a Zilá aconselha que a instituição reúna a equipe de trabalho para analisar o estatuto, verificando as possibilidades. Se necessário, ela ressalta a importância do respaldo jurídico, como falamos neste artigo.

“Percebi que todos os empreendimentos sociais que começaram bem estruturadas têm muito sucesso. O que é essencial é ter coragem, buscar referências e entender que o empreendedorismo só se aprende na prática”, pontua.

Qual o retorno do contribuinte?

Zilá afirma que este é um dos questionamentos necessários para começar a planejar um negócio social: “Em outras palavras, até que ponto minha instituição precisa ser assistencialista, buscar apoios pontuais e não investir em algo contínuo? O que precisamos mudar na cultura do terceiro setor é transformar a captação de recursos em empreendedorismo, formular os projetos já com essa visão de sustentabilidade e continuidade”, finaliza.

Dicas valiosas para nos encorajar, não? Por maiores que sejam os desafios, com boas ideias e determinação, conseguimos nos reinventar e atender com mais qualidade, nossos públicos. Conte com a Ação Social Cooperada para o crescimento e transformação da comunidade. Acesse nosso blog e conheça nossos conteúdos especiais sobre empreendedorismo social. Além disso, se você já se cadastrou, envie o seu projeto de sustentabilidade para a gente! Acesse sua conta aqui e até a próxima!